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Sono e Envelhecimento



Você sabia que ter um bom sono é essencial? É nessa parte do dia que vamos descansar nosso corpo e ofertar o cuidado que ele merece! Mas não se engane em achar que nosso corpo não trabalha, pois, mesmo dormindo ele executa tarefas importantes para a manutenção e o bom funcionamento do nosso corpo. SOBRE O SONO Existem algumas alterações no sono que ocorrem devido ao envelhecimento como, mudanças fisiológicas e psicossociais, por exemplo a tendência a cochilos durante o dia, diminuição do sono noturno, despertares pela noite, demora para adormecer, facilidade em despertar com qualquer barulho e até mesmo movimentação durante o sono. Entretanto nem tudo permeia a normalidade, pois o aparecimento de algumas doenças também pode afetar a qualidade do seu sono, sendo insubstituível o acompanhamento com profissionais que possam fazer uma avaliação adequada e bem como indicar a melhor conduta a partir de cada caso. TRATAMENTO/RECOMENDAÇÕES Quer melhorar a qualidade do seu sono? Aqui vamos dar algumas dicas que retiramos da Associação Brasileira de Medicina do Sono para que você possa extrair o máximo dessas horas de descanso merecidas.

- Tenha horários regulares para dormir e despertar, isso ajudará o seu corpo a associar melhor os períodos que você deve descansar; - Vá para cama somente para dormir, isso fará com que seu corpo associe melhor a hora do sono! Deixe as conversas no celular, leitura, jogos e afins para outro momento ou então para outro local; - Mantenha o ambiente saudável e limpo para uma boa noite de sono; - Não faça o uso de álcool próximo ao horário de dormir; - Não faça uso de medicamento para dormir sem orientações médicas pois os mesmos podem apresentar riscos, principalmente para a população idosa; - Não exagerar em cafés, chás e refrigerantes; - As atividades físicas devem ser realizadas em horários adequado e nunca próximo do horário de dormir; - Não leve os problemas para a cama: lembre-se que o sono é uma fase muito importante para levar uma vida saudável e com qualidade! Portanto, respeite esse momento de autocuidado; - Realize atividades repousantes e relaxantes após o jantar. Fonte: Associação brasileira de medicina do sono. Disponível em: http://www.abmsono.org/

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