Buscar
  • rivera60mais

Hipertensão e Envelhecimento




A Pressão arterial é definida pela pressão ou força que o sangue faz nas paredes dos

vasos sanguíneos. Quando dizemos Hipertensão ou Pressão Alta, significa que os níveis

pressóricos se encontram acima dos valores que são esperados para um bom funcionamento do nosso corpo, correspondentes aos valores de 140 mmHg para pressão sistólica e 80 mmHg para pressão diastólica.


Vamos imaginar, como exemplo, que nossos vasos sanguíneos são como mangueiras e o nosso sangue a água: quando estreitamos o esguicho da mangueira a água que sai dela ganha força e velocidade, mostrando elevar a pressão interna. Similarmente, ocorre o mesmo com o nosso corpo, quando esses vasos são estreitados ou então o volume do sangue aumenta devido um sistema que já não funciona como deveria, e aqui vamos explicar porque isso acontece e como evitar as complicações que isso pode resultar.


Uma pressão elevada é extremamente prejudicial pois nosso corpo foi feito para trabalhar em condições ideais, e quando isso não acontece pode ter consequências danosas. Pode resultar complicações, obstrução ou até mesmo o rompimento de vasos sanguíneos e pequenos vasos (arteríolas e vênulas) localizados em regiões como nossos olhos, cérebro, rins e coração, podendo causar infartos, derrames, disfunção renal, cegueira, entre outras

complicações.

CAUSAS

A elevação da pressão sanguínea pode ser ocasionada, por exemplo pela diabetes, no

qual o açúcar livre na nossa corrente sanguínea faz aumentar o volume de sangue, o

sobrepeso, pois a gordura pode estreitar os vasos sanguíneos, o próprio envelhecimento, que devido ao passar dos anos alguns dos nossos vasos sanguíneos perdem a elasticidade e fica enrijecidos e novamente estreitando a passagem de um grande volume de sangue, além de outras causas como a alimentação rica em sódio e gordura, sedentarismo e até mesmo uma predisposição genética.


Apesar de ter se tornado uma doença crônica comum nos dias atuais, ela não expressa um envelhecimento saudável e está intimamente ligada com maus hábitos de vida.

TRATAMENTO

Atualmente existem medidas farmacológicas que sempre devem ser prescritas pelo

médico no qual você faz acompanhamento, pois será esse profissional que vai compreender melhor suas necessidades e ajudará em estratégias e elaboração de um tratamento eficiente.


Uma excelente medida para o tratamento da Hipertensão é ter em sua rotina uma boa dieta alimentar e atividades físicas, que também devem ser monitoradas por um profissional qualificado para tal.


Portanto, por que esperar para ter uma vida com mais qualidade de vida e saúde?

Converse com seus amigos, os profissionais envolvidos no seu cuidado e comece agora

mesmo a investir em um envelhecimento saudável!

Fonte: Associação Brasileira de Hipertensão

Disponível em: http://www.sbh.org.br/




0 visualização